Translate

giovedì 27 agosto 2009

Impunidade no Brasil

Estou morando, faz algum tempo, na "cidade maravilhosa"...
Para quem não é brasileiro, isto quer dizer que estou morando no Rio de Janeiro.
Não passa dia que o noticiário na TV, informa de novos casos de impunidade e injustiças, os quais refletem como a legislação deste pais seja muitas vezes inaceitável.

São cometidos crimes horríveis, que em outros países seriam punidos com a prisão perpetua, ou até com a pena de morte, mas que, ao contrario, aqui no Brasil, resolvem-se com a detenção do culpado por pequenos prazos, alguns anos, passados os quais, o criminoso é libertado e colocado de novo na vida civil aonde, nas maiorias das vezes, ele acaba cometendo novos delitos.

São também cometidos crimes bem menos graves, como roubos ou outro crimes não violentos, as vezes causados unicamente pela necessidade de arrumar algo para comer, na tentativa de sustentar uma familia indigente, que pelo incrível que parece, em comparação aos delitos graves, são punidos com muita mais severidade pelas autoridades.

Mas a coisa que me deixa mais repugnado é a vergonhosa impunidade dos políticos, deputados e senadores do governo brasileiro, os quais se comportam muitas vezes pior dos próprios bandidos, com a diferença que neste caso eles ficam impunes.

Com isto não quero dizer que isso aconteça somente aqui no Brasil, pois a corrupção, a lavagem de dinheiro, as apropriações indevidas de dinheiro público, infelizmente acontecem também entre os representantes de governo em outros países, mas parece que aqui a impunidade seja absoluta e sobretudo inerradicável.