Translate

domenica 2 novembre 2014

Autoconstrução Magnetic-Loop antena para HF

Parte 01


Bom, após a construção da OSJ para V e UHF, estava faltando (apesar de eu ainda não ter nenhum equipamento de HF (0:30 MHz) uma antena para as gamas de frequência inferior.

Devido ao meu espaço limitado, pelo fato de estar morando em um apartamento e dispondo somente de uma pequena varanda ao 4º andar de um prédio de 12 andares, não tive muitas opções de escolha.

Apesar disso, após ter lido muitas matérias e artigos sobre as assim chamadas em Inglês "Small Transmiitting Magnetic Loop Antenna" e ficando muito bem impressionado pelos resultados obtidos com esse tipo de sistema radiante, resolvi construir uma dessas antenas de compromisso entre o tamanho e a atuação.

A construção do meu sistema radiante, foi executada com materiais de baixo custo como PVC de tipo hidráulico, tubo de aluminio para sistema de ar condicionado etcetera.
A parte mais cara foi o capacitor variável de alta tensão de 19 - 155 pF, comprado pelo Ebay de um vendedor dos E.U.A. por cerca de 36 R$.

Para o calculo do tamanho do loop principal e daquele de acoplamento e para obter alguns dos parâmetros mais importantes desse tipo de radiador, utilizei o aplicativo loop-calculator.xlsx do radioamador finlandês, OH7SV.

Segue resultado do calculo da minha loop, com as dimensões utilizadas no meu projeto:

 PY1ZRJ loop.calculator.xlsx resultado:




Magnetic Loop foto 1:


Magnetic Loop foto 2:


Magnetic Loop foto 3 detalhe do capacitor variável 3KV 19-155pF:


Magnetic Loop, vídeo mostrando o movimento do condensador variável: